Seguidores

segunda-feira, 2 de julho de 2018

AMORES TÓXICOS: 20 FRASES PRESENTES EM UM RELACIONAMENTO DESTRUTIVO!!!



Ah o amor.. aquele desejo de estar exclusivamente na companhia do amado(a) 24 horas por dia, de não desgrudar para nada, afinal você não saberia sobreviver sem ele (ela). Aquele desejo de seguir cada passo nas redes sociais, controlando os horários, a roupa e até mesmo os amigos. E por fim, aquele desejo “romântico” de querer colocá-lo dentro de um potinho!

Ei, isso NÃO é amor, é inicio de um relacionamento DESTRUTIVO/ABUSIVO! Saia enquanto há tempo!

Em meio a uma sociedade em que acredita que o bem estar e a felicidade acontecem exclusivamente quando estão em um relacionamento afetivo,fortalecem a permanência em relacionamentos falidos e tóxicos apenas por medo de enfrentarem a vida na própria companhia, aumentando cada vez mais o número de relacionamentos abusivos em todas as faixas etárias e níveis sociais.
É importante ressaltar que ninguém permanece em um relacionamento destrutivo porque gosta, mas sim pela impossibilidade de observar os comportamentos do parceiro (a) como abusivo. Em alguns casos a dependência financeira também impede de dar fim ao relacionamento destrutivo.
Você sabia que uma das estratégias para não entrar em relações falidas e destrutivas é através do autoconhecimento e do auto respeito? Mas nem sempre conseguimos construir esse fortalecimento emocional sozinhos.
Mas o que é um relacionamento Destrutivo?
É uma relação baseada em controle, ciúmes, manipulação, desrespeito, intimidação, superioridade, possesividade, agressões físicas, agressões verbais, agressões psicológicas, agressões sexuais e abuso de poder sobre a decisão do parceiro (a).
Quanto mais às pessoas se colocarem a disposição do parceiro (a), se afastando de si e deixando de lado suas prioridades, mais o relacionamento destrutivo reinará.

Quais são as características de quem promove a destrutividade no relacionamento?

São pessoas que possuem em sua personalidade características como superioridade, necessidade de controle de comportamento e dos sentimentos, necessidade de ser amado/idolatrado e que apresentam muita dificuldade de demonstrar amor, cuidado e acolhimento, por isso buscam nas vítimas características contrárias,para suprir necessidades psíquicas que muitas vezes estão reprimidas ou não foram re – significadas, mantendo um padrão infantilizado de busca de atenção.

Relacionamento destrutivo
Não fique em relacionamentos destrutivos!

Se essas características são tão negativas, como as pessoas não percebem que estão em um relacionamento destrutivo?

Pessoas suscetíveis a esse tipo de relacionamento são caracterizadas por personalidades dependentes afetivamente. As vítimas desse tipo de relação abusiva são pessoas que possuem facilidade em dar amor e acolhimento, e que coloca o outro como prioridade, fazendo o possível e o impossível para promover felicidade e bem estar para o parceiro (a), esquecendo de si.
Outra característica presente nas pessoas que se encontram em relacionamentos destrutivos é a fragilização da auto estima, ao ponto de não se sentir capacitada para ir em busca dos próprios desejos e sonhos, sem que estejam em companhia de uma outra pessoa.
Outro aspecto importante é a neutralização e a naturalização que a mídia e a sociedade impõem através de seus personagens de filmes, novelas e músicas, em que a possessão é confundida com amor e paixão,  e a mulher é desvalorizada e associada com o sexo frágil e um ser totalmente dependente afetivamente.

Relacionamentos destrutivos
Não fique em relacionamentos destrutivos!

Vale ressaltar que, relacionamentos destrutivos acontecem também dentro da própria família, nas rodas de amigos, e não escolhe sexo, cor ou religião. Sendo assim, a seguir você irá se deparar com comportamentos e falas de pessoas que são destrutivas e abusivas nos relacionamentos, isso vale para homens e mulheres, casais homossexuais ou heterossexuais.

Conheça as 20 frases presentes em um relacionamento destrutivo!

  1. Você não tem capacidade para conseguir fazer isso sem a minha ajuda.
  2. Você não vai sair com essa roupa.
  3. Você é sempre o/a responsável pelas nossas discussões.
  4. Você é culpada por nada dar certo na minha vida.
  5. Você não tem amigos/amigas porque ninguém te suporta.
  6. Só eu para aguentar você mesmo, sem mim você não é nada.
  7. Eu não quero que você saia com aqueles seus amigos /amigas.
  8. Porque você está online a essa hora?
  9. Eu não quero que você tenha amigos homens/amigas mulheres.
  10. Eu confio em você, só não confio neles.
  11. Eu quero te colocar em um potinho, assim você será só meu/minha.
  12. Você não pode sair sem me pedir permissão ou sem me avisar.
  13. Eu posso porque eu sou homem.
  14. Você não pode, eu não quero que você vá ou faça.
  15. Eu sou seu amigo/amiga não precisa de mais ninguém.
  16. Você fez isso de propósito, só para me machucar.
  17. Ninguém se importa com você, só eu.
  18. Eu sinto ciúmes porque eu te amo.
  19. Quando nos conhecemos você se cuidava mais, como eu vou ter atração por você assim?
  20. A partir de agora eu sou sua família.

As falas supracitadas são angustiantes de serem lidas, quando vivenciadas no dia a dia promovem um sofrimento intenso. Se você se identificou com essas falas e comportamentos, seja como o causador da destrutividade do relacionamento, ou como a própria vitima, não fique parado dê o primeiro passo e busque acompanhamento psicológico.
Esse ciclo precisa ser quebrado, faça psicoterapia e desfrute da liberdade de se sentir completo, para que o outro te transborde apenas de sentimentos bons! Busque ajuda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário