Dizem que o amor rima com dor e, às vezes, isso pode ser verdade, apesar de que para muitos, ele também rime com felicidade e satisfação. No entanto, se o título desse artigo fala diretamente com você, é bem possível que esteja atravessando um momento de dor e decepção e prefira ver o amor de uma forma negativa. Talvez você tenha vivido uma história que não acabou tão bem o quanto você esperava, uma coisa que desde o seu início tinha tudo para ser bonito, mas que não foi assim…
Toda relação possui o que podemos chamar de fase do encantamento, quando o outro ainda é para nós um mistério que desejamos desvendar, em que a cada nova descoberta mais nos sentimos atraídos. Talvez fosse a forma como ele ria, um jeito especial de falar, ou talvez o modo ousado e terno com que ele te abraçava e te fazia sentir a pessoa mais segura e importante do mundo.
Então, em algum momento, tudo mudou: o riso se transformou em desprezo, os abraços numa fria indiferença e as palavras, antes de cumplicidade e ternura, se tornaram um discurso sarcástico e cruel.
E agora tudo que você deseja é libertar-se, ir para bem longe e isso significa enfrentar esse homem, que pagou todo o bem que você fez por ele com o pior que ele poderia te oferecer. Antes mesmo de iniciar esse artigo eu quero parabenizá-la por esta decisão e dizer que um sentimento que oprime e aprisiona pode ser tudo, menos amor.
Mas como fazer isso? Como se reconstruir de uma relação tóxica? Como sair das garras de um homem que foi capaz de mentir e manipular? E, o mais importante, como recuperar a confiança em si mesmo após uma história dolorosa?
COMO RECONHECER UM RELACIONAMENTO TÓXICO?
Nem toda relação ruim pode ser considerada como sendo tóxica, pois existem muitos fatores que podem contribuir para a infelicidade dentro de uma relação, entre eles, incompatibilidade entre personalidades, falta de afeto e objetivos diferentes. Essas coisas – apenas para destacar algumas entre muitas – geralmente são responsáveis pela dissolução de grande parte dos relacionamentos. No entanto, ter diferenças e desentendimentos com seu parceiro não significa que ele é uma pessoa má e que está tentando prejudicar ou ter controle sobre seu estado de espírito.
Se você deseja se livrar de um relacionamento tóxico deve primeiramente entender esse conceito e identificar se aquilo que você está vivendo é o resultado desse tipo situação. Saiba que para ser considerado um relacionamento tóxico, um dos critérios que devem ser avaliados é se um dos parceiros envolvidos é um “perverso narcisista”.
Essa expressão foi criada em 1986 pelo psicanalista francês Paul-Claude Recamier, para designar pessoas que têm uma personalidade marcada por traços acentuados de narcisismo e perversão, ou seja, a satisfação dos próprios desejos e necessidades através do sofrimento dos outros.
Chamo a atenção para isso porque muitas mulheres me enviam e-mails explicando que elas estão vivendo com um perverso narcisista e pedindo conselhos de como devem agir. Mas na realidade, depois de uma análise mais aprofundada, percebo que não é bem assim. Não é porque seu companheiro parece discordar de tudo que você faz e diz que ele pode ser considerado um manipulador.
Para estar numa relação tóxica, devemos estar envolvidos com alguém que deseja nos machucar e nos magoar profundamente. Eu não estou necessariamente me referindo à violência física – pois existem formas mais sutis de violência que deixam marcas tão profundas quanto os abusos físicos – estou falando dos abusos psicológicos. É por esse motivo que é particularmente difícil para uma vítima se reconstruir após um relacionamento tóxico, a violência sofrida nem sempre é visível e, em muitos casos, nem mesmo é percebida pela própria pessoa que vive a experiência traumática.
Os narcisistas perversos em geral são muito sedutores e podem esconder essa faceta de sua personalidade durante um bom tempo, por isso eles não são facilmente percebidos no início da relação, que inicia como um relacionamento normal e prazeroso até que gradualmente seu comportamento doentio se revela.
De qualquer forma, há uma quebra de padrão de comportamento, que pode ser rápida ou levar anos, até que você perceba que a pessoa com quem você conviveu não é mais a mesma. O perverso narcisista mantém a sua vítima sempre coagida através de insultos, mentiras e manipulação e possui a incrível habilidade de convencer o parceiro de que ele é merecedor do sofrimento ao qual está sendo submetido.
Por isso, o sentimento mais comum de quem está envolvido nesse tipo de relacionamento é o de culpa e de inutilidade. O parceiro agredido acaba por acreditar que não é bom o suficiente e que toda infelicidade dentro da relação é resultado de seu próprio comportamento. Este fenômeno provoca um golpe terrível na sua autoestima e autoconfiança e, muitas vezes, ele passa a acreditar que é desmerecedor do amor e da felicidade.
É importante perceber que não estou falando de um episódio isolado, uma crise ou de um desentendimento passageiro dentro da relação, ainda que seja um evento com características aqui descritas. Um relacionamento tóxico se constrói ao longo de um período de tempo, que pode ser de semanas, meses ou até mesmo anos, enquanto o parceiro abusador segue manipulando o outro e minando seu amor próprio.
Uma tática comum do narcisista é insinuar ou dizer diretamente que você é uma pessoa instável, que suas crenças são ridículas e que você não tem feito nada para melhorar a relação. Quando te ofendem, alegam que você é hipersensível ou que você está imaginando coisas. Tentam, te convencer que você é histérica e completamente irracional. Que você está exagerando, “como sempre faz” e que voltará a falar com você quando você tiver se acalmando e não estiver tão irracional.
Depois que o narcisista cruel tiver construído essas fantasias sobre seu perfil emocional, ele contará aos outros sobre elas, inclusive para sua família e amigos, fazendo com que eles também se voltem contra você. Ele se mostrará preocupado e se declarará como sendo uma vítima de seus comportamentos “errados”. Você tem problemas psicológicos ou é promíscua (mesmo sem jamais ter traído). E ele sofre. “Sua insanidade e instabilidade faz da vida do narcisista um tormento” e por isso, todas as traições dele, os seus abusos verbais, psicológicos e físicos são justificáveis. Ele tem crédito com você.
COMO DEIXAR DE VIVER COM UM NARCISISTA PERVERSO?

Nem sempre é fácil abrir os olhos e perceber a verdadeira natureza da pessoa que você ama, mas sua presença aqui talvez mostre que você se deu conta do que estava acontecendo dentro de seu relacionamento. Se isso for verdade, você deve tomar algumas atitudes no sentido de se libertar da influência do seu ex-companheiro abusador:
Corte os vínculos com ele
O primeiro passo no caminho da libertação é vencer sua dependência emocional. Ações nesse sentido são necessárias por que, se você conviveu com um narcisista, com certeza ainda se sente sob a influência dele e esses laços devem ser totalmente cortados. Para tanto, você deve parar de basear tudo que faz, diz e deseja naquilo que ele possa pensar, colocando-se como prioridade e aceitando que seu parceiro não se importa com você ou seus desejos.
Pare de idealizá-lo
O segundo passo é se livrar completamente da falsa imagem que você tem dessa pessoa, confrontando a forma como você a vê e os sentimentos de tristeza e desamparo que ela causa em você. Deve parar de doar qualidades a uma pessoa que não possui essas qualidades e perceber que esse homem não é único ou especial, aliás, se ele fosse apenas parte daquilo que você idealiza, você estaria se sentindo feliz e realizada.
Eu sei que não é fácil encontrar falhas na pessoa que você ama, mas nesse contexto é necessário, porque somente dessa forma você poderá avançar na direção de sua liberdade. Colocá-lo em um pedestal só fará com que você continue acreditando que a vida sem ele não vale nada e esse é exatamente o tipo coisa que você deve evitar. Vê-lo como ele realmente é, vai fazer com que você recupere a confiança e também com que você concentre seu plano de ação sobre si mesma e não mais a partir de um ponto de vista dele.
Mantenha distância
A distância é um ponto importante quando queremos dar-nos a oportunidade de avançar e não sofrer mais. Afastar-se desse homem, colocando uma distância segura entre vocês, não é uma simples opção, mas uma obrigação que você não pode ignorar se deseja realmente livrar-se dessa relação tóxica.
Diferentemente da Regra do não contato, que é uma tática usada por aqueles que querem reconquistar um amor perdido, essa distância que você deve colocar entre vocês tem como objetivo único a sua reconstrução e seu fortalecimento emocional. Sendo assim, deve ser incondicional e definitiva.
É claro que isso é uma coisa que é mais fácil dizer do que fazer e provavelmente você terá recaídas. Mas, cada vez que isso acontecer, observe a maneira como se sente e perceba que sua dor apenas aumenta, isso fará com que gradualmente você se conscientize que sua vida longe dele é melhor e mais prazerosa. A constatação natural será de que a presença dele é a verdadeira fonte de todas as suas dores e não sua ausência. Esse será o início da sua reconstrução.
COMO EVITAR SE ENVOLVER COM UM NARCISISTA?
Para muitos homens e mulheres a felicidade no amor significa simplesmente encontrarem alguém que concorde em estarem com eles dentro de uma relação. Mas esse raciocínio tanto é errado quanto perigoso.
Escolher alguém, sem basear essa escolha em nenhum critério, simplesmente pelo medo de estar sozinho, pode se tornar uma armadilha e você pode acabar dentro de um relacionamento prejudicial, onde o crescimento pessoal não é possível e a felicidade é improvável.
Uma relação satisfatória deve ter bons fundamentos. Por isso você deve escolher alguém que se encaixe bem em você e por quem você sinta uma forte afinidade. Ela deve ser uma pessoa que te escuta, que respeita as suas opiniões, ainda que algumas vezes discorde delas. Alguém que tenha verdadeira preocupação com o seu bem-estar.
Não procure alguém sem defeitos, é claro, você provavelmente não vai encontrar. Porém, escolha alguém que tenha mais pontos em comum com você do que diferenças, pois a ideia de que os opostos se atraem geralmente não é verdadeira quando nos referimos a relacionamentos amorosos.
Se você escolhe alguém simplesmente pela sua aparência, status, inteligência ou qualquer outro critério superficial, as chances de acabar dentro de uma relação tóxica são consideráveis. Então, seja mais cuidadosa e procure conhecer a personalidade do seu pretenso parceiro. Lembre que esse tipo de conhecimento exige tempo e observação.
COMO ENCONTRAR O AMOR NOVAMENTE DEPOIS DE UM RELACIONAMENTO TÓXICO?
A solidão certamente não é o caminho para se reconstruir após um relacionamento tóxico. No entanto, não tenha pressa em se envolver com alguém novamente e deixe que isso aconteça de forma natural e no momento certo.
Encontrar o amor após ter vivido dentro de uma relação ruim e ter passado por uma ruptura dolorosa nem sempre é simples, porque muitas vezes a pessoa que foi vítima desse tipo de situação permanece assustada e descrente, focada nas lembranças ruins do seu passado recente.
Porém você deve ter em mente que nem todos os homens são cruéis narcisistas e que a felicidade no amor muitas vezes depende apenas de fazermos as escolhas certas. Você agora tem experiência e deve usá-la para não cometer os mesmos erros de antes. Uma forma de se fazer isso é elevar seus padrões e ser mais criteriosa quanto ao que você quer para você mesma. Não tenha pressa e evite se envolver com o mesmo estilo de homem, mas, acima de tudo, certifique-se que o passado não esteja presente em suas decisões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário