Segundo dizem Rousseau, filósofo francês, disse em público : "Eu odeio as pessoas a quem eu devo gratidão".
Essa frase revela muito da personalidade narcisista. Para uma pessoa digamos que tem a psique sadia , o sentimento de gratidão é um dos mais belos e elevados da alma de uma pessoa. Ao ser grato pelo que alguém lhe fez. seja um favor, uma ajuda financeira num momento crucial que você precisava, ou mesmo uma simples conversa onde a pessoa gastou seu tempo ouvindo seus problemas e lhe confortando, a pessoa "sadia" que recebeu o favor, no mínimo não esquecerá daquela ajuda em momento tão necessário de sua vida, há um sentimento natural, compreensivo, genuíno e alavancador das relações humanas de gratidão com àquele que lhe prestou um obséquio.
Esse sentimento é o que valida o ser humano como um ser sociável, que valoriza as amizades, que é capaz de se relacionar com seus semelhantes recebendo e dando de si para os outros, em outras palavras resumidamente : de amar e ser amado.
Já para o narcisistas esse sentimento tem algo de diferente, um favor recebido parece-lhe como um peso que tem que carregar nas costas, algo como um cobrança judicial mental, se sente devedor como se o fato de ter que retribuir lhe causasse um desconforto imenso.
Se analisarmos a personalidade narcisista e as causas disso poderíamos inferir que ao tornar-se devedor de algo, causa nele um sentimento de inferioridade em relação a quem lhe fez um favor. E aí está a raiz da questão de porque narcisistas se sentem incomodados com dívidas de gratidão. Há casos em que o narcisista retorna em dobro ao que lhe fez um favor apenas para não se sentir inferior à pessoa.
Como para o narcisista tudo é competição, essa é a forma dele demonstrar que é superior a pessoa que lhe favoreceu.
Sinistro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário