Não precisa ser Psicólogo, tampouco Psiquiatra; um autodidata, apaixonado pela Psiquiatria ou Psicologia é capaz de identificar 'possíveis' psicopatas integrados; pessoas essas com transtorno de personalidade narcisista.
Os mais capacitados para identificar, dentre os apaixonados pelo assunto, são aqueles (as) que já tiveram contato direto com um ou vários desses depredadores; eu, particularmente, já tive e ainda tenho com 3 (três), o que é lamentável!
Na faculdade eu já era a que adorava Medicina Legal; naquele tempo não havia, pelo menos na Faculdade em que estudei (nem sei se há) uma "pasta" de Criminologia, que também amo; no entanto, para a minha alegria já havia a de Medicina Legal.
Passava meus dias "atrás" do Professor (Médico Forense - Legista) para aprender mais sobre pessoas e o mal que podem causar aos outros ("os corpos falam")!
Várias vezes estive no Instituto Médico Legal (IML) para acompanhá-lo em suas atividades! Quem optou, nos últimos semestres do curso, por se dedicar mais ao Direito Penal e Processual Penal era "obrigado" a estudar Medicina Legal; todavia, eu só fiz a escolha do Penal, por ela.
Ademais disso, fiz algumas pesquisas por conta própria e com ajuda de uma amiga policial civil, que pediu a um colega (Agente Penitenciário, um encarregado), assim pude ter acesso a 3 (três) entrevistas com detentos que eram criminosos, com alto grau de periculosidade e aparentemente pouca empatia.
A finalidade das entrevistas era conhecer "o pensar"; entender o porquê dos crimes e a reação deles quanto à isso! Se havia arrependimento, se tinha vontade de pedir perdão aos familiares das vítimas ou se pudesse faria novamente igual ou tudo diferente!
Dois se mostraram indiferentes a dor de quem perdeu alguém por vontade deles - indagados não se mostraram arrependidos; pelo contrário, diziam que a vítima mereceu, e que, talvez, na mesma situação fizessem novamente.
O mais 'empático' dizia que foi apenas um impulso pela contumaz traição da mulher (por isso matou ela e o amante, de forma cruel). Disse que já não aguentava mais a chacota dos vizinhos; afinal, todos sabiam e ela não fazia questão nenhuma de esconder - só não se separou e foi embora porque ela o seduzia, o manipulava uma e outra vez para continuar com o relacionamento (talvez fazia isso pelo dinheiro dele); um dia cansou de perdoar; pegou ela e o amante juntos em casa e os matou!
No último caso, acredito que a Psicopata (se a história foi realmente como ele me contou) era mais ela (a assassinada), que ele! Ele com "traços" e ela "totalmente psicopata", insensível e fria; "depredava", manipulava o marido constantemente; aproveitava-se apenas do que ele podia oferecer; mas sexo, carinho e atenção era só com o amante (disse o condenado mais "decente e aparentemente arrependido" dos entrevistados).
Mas, e os Psicopatas da Política e das Religiões, como agem?
Resposta simples: Corrompendo e sendo corrompidos - tirando do povo o mais básico que é a dignidade; qual seja: educação, saúde e segurança!
Novamente atrevo 'afirmar': qualquer pessoa, minimamente inteligente, honesta, sensata e empática, nota no outro (e em si mesma), se este outro poderia ser um potencial Psicopata Integrado, ou ter apenas traços narcisistas!
Quem entra para a Política ou cria religiões para comandar pessoas, instruí-las e manipulá-las, quase sempre tem transtorno de personalidade narcisista ou é um Psicopata em potencial.
Em se tratando de Brasil, infelizmente é quase sempre assim - ainda não nos evoluímos em educação (familiar e pública) para criar mais cidadãos de bem, pessoas que queiram entrar para o mundo da política ou religião para fazer SOMENTE o bem para todos e em prol de um país melhor, com pessoas mais educadas, mais civilizadas e consequentemente menos violenta!
Os que desejam e acabam ganhando as eleições para comandar nosso país são sempre os mais preparados; os 'experts' em manipulação. A ânsia que tem de poder não é para construir e fazer o país prosperar como nação, mas tão somente enriquecer-se às custas dos impostos que pagamos, dos contratos super-valorados; das licitações fraudulentas, etc.
*Este artigo também pode ser lido aqui
Corromper-se e/ou ser corrompido aqui é quase regra (desde o cliente ao caixa de supermercado quando não devolve o troco a mais - só como exemplo, poderia ser qualquer profissional), daí como poderíamos ter políticos honestos se a corrupção vem de baixo?
Inclusive da educação que damos a nossos filhos quando eles ganham nota baixa e vamos ao colégio bater no professor ou o próprio aluno se encarrega de dar cabo, ou uma bela surra no Professor!
Na política e nas religiões é onde encontramos cidadãos mais frios e calculistas da sociedade - ainda não vi, nem sei se terei oportunidade de ver, algum político aqui (de alto escalão) fazer algo de bom para a população (salvo, algum prefeito ou vereador de cidadezinha - infelizmente isso não basta)!
Da mesma forma, os líderes religiosos ou criadores de religião! Esses são (salvo raríssimas exceções) manipuladores natos! É exatamente para manipular os crédulos, os fáceis de manobrar, as "ovelhas" culpadas ou necessitadas de perdão diário, que esses psicopatas criam religiões e deuses! A partir daí, para "arrancar" todos os bens de quem os segue e crê, é um passo!
Indagados após "doação" dizem que a "oferta" foi dada voluntariamente e que o milagre não aconteceu por culpa da 'vítima' que não tinha fé suficiente! Produzem, na cabeça dos seguidores uma ilusão tão grande que o próprio fiel acreditará que a culpa é dele, nunca de seu pastor, seu líder religioso que lhe"manipulou"!
É como o tal do "gaslighting*" (luz de gás) produzido por um narcisista (homem ou mulher) e direcionado à vitima (o-a subjugado (a) integrante do casal (aqui vide violência psicológica, moral e/ou financeira contra a mulher - art. 7º, incisos II, IV e V da Lei Maria da Penha); infelizmente a referida Lei não se aplica ao homem, mas que pode ser igualmente vítima de violência do tipo apresentado.
É lamentável, mas não devemos colocar a culpa somente nos psicopatas religiosos; os que seguem ('cegamente') também tem algo de culpa. Às vezes doam quantias exorbitantes para esses extorquidores em troca de cura, mais riqueza ou qualquer outra coisa que deseje! Quando não acontece, não sai como esperado, e quase sempre é assim, ficam furiosos e vão à justiça reclamar -"compram algo que não existe (milagres) depois reclamam"!
No caso dos políticos é bem mais grave, pois quem é eleito comandará (administrará) o país em nome de todos, inclusive de quem não os elegeu!
Como já dissemos, não raras vezes são psicopatas prontos a depredar o que resta do patrimônio público; receber vantagens de aliados ou empresários, fazer barganhas internas e apenas investir um mínimo do mínimo (não o "mínimo existencial" da Constituição) em prol do povo e do desenvolvimento do país.
Então, vocês acreditam mesmo que pessoas assim são normais?
Que tem alguma empatia para com o povo que os elegeu?
Que tem remorso ao ver a população na miséria e morrendo em fila de hospitais sucateados porque o recurso foi desviado para o bolso deles e de seus aliados?
Enquanto eles puderem ter seus carros novos e blindados; suas mansões vigiadas; seus seguranças armados ao lado (dia e noite, financiada pelo povo, porque geralmente são servidores públicos - policiais); enquanto puderem fazer viagens em aviões públicos e ainda receber por elas; reuniões regadas à champanhe e caviar, o resto que se dane com fome, frio, falta de medicação e hospitais, falta de teto em decorrência de desastres naturais ou provocados; sem falar na violência que degrada, cada vez mais, este país!
Deixar a população passar pelo relatado no parágrafo anterior não é humano - gente que se elege mas deprecia o eleitor e ainda sucateia o país são depredadores por natureza; acercar-se a eles ou fazer frente é um perigo 'mortal'!
Nenhum comentário:
Postar um comentário