Qual o ponto fraco de um psicopata?
Lidar com psicopatas é um pensamento desconfortável para a maioria das pessoas porque não é algo simples de fazer. Na sua frente você tem uma pessoa totalmente manipuladora e capaz de qualquer coisa para ter o que deseja. Mas você pode descobrir qual o ponto fraco de um psicopata para se proteger quando necessário.
Então, qual o ponto fraco de um psicopata?
Uma pessoa capaz de simular as próprias emoções e postura deve possuir alguma fraqueza? Até pela intervenção virtual, hoje temos mais acesso a casos hediondos envolvendo pessoas com esse perfil. Estudando todos eles, se questionando qual o ponto fraco de um psicopata, a resposta é o ego dessas pessoas.
A autoestima é a maior falha dos psicopatas em qualquer situação em que se envolvam. Os mesmos são vaidosos, se privando de inseguranças e se achando o ápice da evolução social. Por isso que quase todos gostam de falar facilmente de si mesmos.
Assim, experimente fazer elogios a ele como forma de fazê-lo cair no próprio veneno. Faça com que seu ego infle e que ele pense que você o admira irremediavelmente. Com a segurança excessiva ele acabará por falar mais do que deve e se entregar, perdendo o controle da situação.
A resposta está no ego e isso é evidente
Quando se pergunta qual o ponto fraco de um psicopata e a resposta acima é dada, muitos confundem com narcisistas. Acontece que foi feita uma revisão de critérios em 2013 sobre os diagnósticos psiquiátricos, resultando no DSM-V. Por meio desse manual, fica claro que o narcisismo é visto como um sintoma, e não mais como transtorno.
Assim, narcisismo se torna mais um sinal de possíveis transtornos, entre eles a psicopatia. Essa perda de autonomia ajudou a revitalizar a dar uma visão mais completa sobre problemas mentais e comportamentais.
Na versão anterior do manual a concordância em afirmar que uma mesma pessoa podia ter dois transtornos simultaneamente. De forma até óbvia, neste manual, o transtorno de personalidade mais comum dos psicopatas era o narcisismo na personalidade. Ambos estão ligados de forma indissociável, embora um ajude a frutificar o outro.
A tecnologia como aliada
Entender qual o ponto fraco de um psicopata pode te livrar de situações embaraçosas e arriscadas. Muitas pessoas não sabem como lidar com uma pessoa de instinto tão egoísta e destrutivo quanto ele. Entretanto, a tecnologia pode ser uma excelente aliada nisso.
Se precisar falar com um psicopata, sempre recorra a mensagens de texto, tipo sms ou bate-papo virtuais. Isso vai impedir que eles possam ler sua postura corporal, tom de voz e comportamento. Consequentemente, isso significa que eles não poderão encontrar fraquezas com as quais tirar vantagem.
A sedução deles não pode se traduzir em uma linguagem escrita e acaba soando com hostil e até ofensiva às vítimas. Sem contar que atrás de um celular fica muito mais fácil contornar uma situação e tomar o controle em negociações. Em último caso, uma conversa feita em texto dará a prova que precisa caso eles mintam ou distorçam algo.
Nada de intimidades
Enquanto procura qual o ponto fraco de um psicopata, evite dar muita intimidade a eles. É como se você estivesse se expondo para receber uma flechada no meio das costas. O comportamento sedutor de muito é o que ajuda a quebrar as barreiras que precisam para terem o que querem.
Assim, sempre mantenha distância deles, de modo a alimentar uma neutralidade quando estiverem próximos. É possível ser educado com este perfil sem que você precise abrir mão de sua intimidade. Basicamente, seja o mais profissional que puder, construindo uma muralha entre você e ele.
A sua permissão para o psicopata entrar em sua vida implica na ruína do seu modo de viver. Mesmo que isso pareça muito fatalista, tenha em mente que, para ele, você é um instrumento. Uma pessoa mal intencionada se aproveitará de você e descartará sem pensar duas vezes.
Evite aceitar favores
Outro ponto da busca por qual o ponto fraco de um psicopata é o hábito de aceitar favores. Caso suspeite de alguém, não ceda ao ato de ser educado e aceitar qualquer tipo de favor. Isso porque:
Outro ponto da busca por qual o ponto fraco de um psicopata é o hábito de aceitar favores. Caso suspeite de alguém, não ceda ao ato de ser educado e aceitar qualquer tipo de favor. Isso porque:
Poderá se sentir em dívida
Todos nós tendemos a carregar uma sensação de dívida com alguém que nos fez um bem. Por isso que nos tornamos mais flexíveis com esse indivíduo e somos abertos até retribuirmos o favor. Em relação ao psicopata, você não vai querer ficar devendo nada, certo?
Todos nós tendemos a carregar uma sensação de dívida com alguém que nos fez um bem. Por isso que nos tornamos mais flexíveis com esse indivíduo e somos abertos até retribuirmos o favor. Em relação ao psicopata, você não vai querer ficar devendo nada, certo?
Um psicopata pode se aproveitar de qualquer brecha sua para cobrar o favor de antes. É comprovado que nosso cérebro cria uma sensação de dívida quando nos fazem uma gentileza. Por causa disso, cedemos com mais facilidade às manipulações e controle desse indivíduo.
As ações contam mais do que as palavras
1 imagem vale mais do que mil palavras, assim como a ação tem peso equivalente. Quando descobrir qual o ponto fraco de um psicopata, procure prestar atenção também na sua postura. Por meio de suas ações, terá uma linguagem mais clara a respeito da verdadeira índole dele.
Tratando-se da parte cognitiva, os psicopatas sabem muito bem que suas ações são erradas. Porém, mesmo com oposição, eles não se importam minimamente com isso. Mas para conseguir o que desejam, acabam entrando em um papel e interpretando para a sociedade.
Por isso que você deve se atentar às ações da pessoa com o que ela fala e diz pensar. Ser crítico e fazer análises impede que você seja uma vítima de alguém desequilibrado e com comportamento destrutivo. Lembre-se que uma postura fingida não dura para sempre e o disfarce sempre cai.
Comportamentos de um psicopata
Antes de saber qual o ponto fraco de um psicopata, entender os comportamentos dele pode te municiar e proteger. Como já bem sabe, um psicopata gosta de falar de si mesmo como se fosse um deus perfeito e arrogante. Mas, além disso, também mostra:
Indiferença
Eles se mostram insensíveis em relação aos sentimentos e não carregam empatia pelos demais. Por terem fracas conexões em seus cérebros envolvendo emoções, eles não podem se aprofundar nisso. Isso indica também uma incapacidade de identificar o medo nos outros.
Mentem bastante
A mentira chega a um nível patológico quando eles querem algo e criam suas histórias. Nisso, sempre distorcem informações importantes para eles quando bem entendem sempre que buscam benefícios. Isso inclui mentir para pessoas sobre outras pessoas, incluindo pessoas mais próximas.
Sentimentos pouco profundos
As emoções para os psicopatas são completamente rasas, o que impede que sintam constrangimento, vergonha e culpa. É como se pudessem simular algo parecido, mas sem conteúdo algum. Mesmo quem não sabe desse lado doentio consegue perceber um distanciamento emocional deles.
FONTE: www.pscicanaliseclinica.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário