1 – Não se iluda e fique atento – A primeira dica a respeito da psicopatia é para que você não se iluda e considere o fato de que psicopatas existem e podem estar mais próximos do que você imagina. É importante também saber que eles não possuem uma consciência emocional. Logo, não amam verdadeiramente e são incapazes de se ligarem a outra pessoa, por mais que disfarcem isso muito bem.
2 – As aparências enganam – Cuidado! Como dito antes, um psicopata jamais vai lhe apertar a mão e dizer: "Muito prazer, eu sou um psicopata!". Mas são pessoas envolventes, muito cativantes, e vão usar todas as armas que possuem para conseguir o que querem, por isso é muito importante estar atento ao que está por trás das aparências, buscando saber as verdadeiras intenções. Procure estar atento não somente ao que é dito, mas também as intenções por trás do discurso e como dizem por aí, cuidado com o canto da sereia.
3 – Considere sua intuição - Muitas vezes deixamos de ouvir a voz da intuição e mais tarde acabamos arrependidos. Se uma luzinha interna acender em você, considere este fato, não ache que é coisa da sua cabeça. Talvez seja seu próprio instinto protetor avisando que é hora de tomar cuidado.
4 – Tome cuidado com pessoas excessivamente encantadoras – Aqui vale bem o ditado: Nem tudo que reluz é ouro. Embora quando conhecemos uma pessoa, tendemos a esconder nosso lado “mais sombrio” por assim dizer, devemos ter um pouco de cuidado quando uma pessoa aparenta ser “o máximo”. Uma boa dica é fazer perguntas para esta pessoa. Psicopatas geralmente dão respostas vagas, sem muita profundidade, se possível, averigue a veracidade do que ele fala. Cuidado também com os “bons ouvintes”. Às vezes psicopatas se disfarçam de “terapeutas” para poder usar a informação contra você no futuro.
5 – A situação faz o ladrão – Existem situações que são propícias para a ação de um psicopata, tais como festas, baladas, hotéis e aeroportos. Suas vítimas são pessoas sozinhas. Psicopatas observam todos os detalhes de um ambiente e são capazes de farejar a carência de uma pessoa. Portanto, atenção redobrada nesses locais não te fará mal algum.
6 – Não caia no jogo de intrigas – Psicopatas são excelentes para fazer intrigas. Coletam uma informação aqui, outra ali e quando menos se espera utilizam isso para armar o circo e deixar pegar fogo. Não seja você a cair nessa. Fale diretamente com as pessoas envolvidas, procure resolver a situação. Entrar nesse jogo só fará com que o psicopata se sinta ainda mais forte. Corte o mal pela raiz e jamais seja cúmplice dessa situação.
7 – Quem sente culpa ou pena não é psicopata – Qualquer tipo de sentimento relacionado a pena ou culpa, passa longe da cabeça de um psicopata. O máximo que ele consegue sentir é frustração por não ter conseguido o que queria. Portanto, sentir pena ou culpa por ter se afastado de um psicopata só o fortalecerá ainda mais. Ao reconhecer um psicopata, se afaste sem pensar duas vezes. Eles são especialistas em brincar com os sentimentos e virar o jogo sem o menor remorso.
8 – Não caia na ilusão de consertar o que não tem conserto – Não adianta achar que você é a pessoa que poderá mudar um psicopata, principalmente quando se tratar do campo afetivo, acreditar que ele ainda não encontrou a pessoa certa e por isso faz o que faz é uma forma de enganar a si mesmo. Ajuda só deve ser dada a quem a deseja e quando se trata de psicopatas, isto está fora de questão pois jamais querem ser ajudados ou mudados.
9 – Não seja cumplice da situação – Jamais concorde com os objetivos obscuros de um psicopata. Não ceda a chantagens ou chavões do tipo: “Não conte nada a ninguém” “fico te devendo uma” ou “uma mão lava a outra”, ainda mais no ambiente corporativo. Se perceber que algo não está certo e poderá te complicar, não pense duas vezes para tirar a situação a limpo.
10 – Corra para bem longe – Se você já identificou um psicopata, a única maneira de fazer com que ele não te prejudique é se afastando. Psicopatas vivem de acordo com os próprios interesses e não respeitam regras sociais. Pode ser que as pessoas estranhem e não entendam o seu comportamento. Não estranhe se seus amigos ou pessoas próximas tentarem reaproximar você dessa pessoa, mas mantenha-se firme pois isso acontece devido a dificuldade que se tem para detectar e até mesmo aceitar que aquela pessoa vista como “maravilhosa” é, na verdade, uma grande psicopata.