O que é um relacionamento abusivo?
A definição de relacionamento abusivo acontece quando uma pessoa exerce poder ou pressão excessiva sobre a outra, desenvolvendo no(a) parceiro(a) comportamentos como dependência e isolamento social.
O abuso pode acontecer em relações de diversos tipos e idades, como, por exemplo, entre pais e filhos, chefe e colaborador. Mas, é importante ter em mente que as mulheres são as que mais sofrem com isso.
A pesquisa “Percepções dos Homens sobre a Violência Doméstica contra a Mulher”, realizada pelo Instituto Avon, contou com a participação de 995 homens e 550 mulheres de 16 anos ou mais, de várias regiões do país, e constatou que:
- 56% dos homens admitem que já: xingou, empurrou, ameaçou com palavras, deu um tapa ou soco, impediu a mulher de sair de casa, obrigou a fazer sexo, arremessou algum objeto durante a briga;
- 75% dos homens apanharam de um adulto na infância;
- São consideradas inaceitáveis atitudes como: (85%) a mulher ficar bêbada, (69%) sair com os amigos sozinha, (46%) usar roupas justas e decotadas;
- 53% afirmam que a mulher é responsável pelo sucesso do casamento.
Essa situação prejudica a saúde emocional, psicológica, financeira, sexual e até mesmo interpessoal da pessoa que está sendo abusada.
Por isso, é muito importante saber identificar as principais características dessa condição para perceber se você está vivendo um relacionamento abusivo, seja no papel de oprimido ou opressor.
Temos que nos conectar com a nossa verdadeira intuição, trabalhar todos os dias nossa autoestima para que a coragem e o amor-próprio nos leve à ação de não aceitar essas atitudes, independente da pessoa, ambiente ou cultura.
Não é um processo fácil, tanto que muitas pessoas só “despertam” quando sofrem uma situação de forte impacto emocional.
E não é preciso sofrer para trabalhar as lacunas da nossa vida! Para começar um processo de cura! Com esforço e foco, é possível assumirmos o papel de protagonistas da nossa vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário